Danças em Junho??!! E se for em Janeiro!!!!! E Gratuito!!???

26, 27 e 28 de Junho'08
___________________________________________________________

Janeiro de Cima

Janeiro de Cima
Praia fluvial

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Pontos de Interesse

1. Igreja Nova
Importante local de culto, situa-se na entrada da aldeia e forma, juntamente com o centro paroquial e o café, o pólo dinamizador do aglomerado. Este é o átrio de recepção da aldeia, amplo, aberto e ao mesmo tempo organizado. Daqui se parte à descoberta de Janeiro de Cima...

2. Casa das Tecedeiras
É aqui que, ao ritmo cadenciado dos teares, surgem a cada dia novas tendências artísticas. À entrada repousa um grande tear de rua, que mais parece uma escultura. O piso inferior, com chão de pedra, é espaço de exposição dos trabalhos das tecedeiras, mas também de outras mostras relacionadas com a tecelagem e com o linho. E lá em cima fica o atelier onde mãos experientes fazem nascer as peças únicas que aqui podem ser adquiridas.

3. Parque Fluvial da Lavandeira
Janeiro de Cima só se desvenda inteiro no parque fluvial, que liga a aldeia ao rio. Daqui parte a embarcação fielmente reconstruída que une as duas margens num suave passeio pelo Zêzere.

4. Igreja Velha
Possivelmente setecentista, devido à sua feição arquitectónica. Na descrição de 1758 lê-se, sobre o templo de então:
“Nossa Senhora da Assumpção he o orago desta igreja, e tem coatro altares: o da capella-mor, aonde está collocada a dita senhora da Assumpção, e Santa Rita e o Santíssimo Sacramento; e os outros tres altares he hum do Santo Crispto, outro de Santo Amaro, outro da S.ra do Rosario. E não tem mais do que a Irmandade das bemditas Almas.”

5. Casa de Janeiro
Paredes de xisto e pedra rolada aliadas ao conforto de um interior totalmente renovado. Disfrute dos prazeres da aldeia, descubra os meandros do rio Zêzere e as pessoas que aqui habitam.

6. Casa da Pedra Rolada
A meio caminho de um planalto que vai dar ao rio Zêzere, a Casa da Pedra Rolada é um lugar charme, com um aspecto exterior rústico e carismático, uma vez que é inteiramente construída com pedras trazidas do leito do rio que corre ali perto, e uma decoração de interiores moderna e funcional que incide no uso livre de cores fortes.

7. Restaurante “Fiado”
O nome “fiado” surge da roca e do fuso, em homenagem à tradicional actividade de tecelagem praticada na região.
O espaço, de design contemporâneo, divide-se em três pisos. No rés-do-chão e no último andar servem-se as refeições; no piso intermédio há uma sala com lareira e uma enorme vidraça para o exterior. De dois em dois meses decorrem ali Noites de Fados, em honra da tendência natural da terra em “produzir” guitarristas. O fado e o rancho fazem parte, aliás, dos mais enraizados hábitos sociais de Janeiro de Cima.

8. Bar "O Passadiço"
Um bar situado na zona do pinhal. Por fora é todo de xisto e pedra rolada, sendo esta também a característica da aldeia, por dentro é de xisto e madeira. Bastante acolhedor! Pode-se beber e petiscar, tudo isto ao som de uma música ambiente. Quem já conheceu voltou sempre...

Sem comentários: